"ROSA RAMALHO: As Escolhas de um Colecionador"

Date
to
Schedule[ see detail ]
Terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Segunda: Encerrado
Local[ + info ]
NamePalácio da Cidadela de CascaisAddress

Cidadela de Cascais
Av. D. Carlos I
2750-642 Cascais

ParishCascais e EstorilGeolocation38.694052,-9.419158 (open map)
Palácio da Cidadela de Cascais
Price

5 euros - Bilhete Normal

buy
Description

A Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais mostram pela primeira vez ao público um notável conjunto de obras de Rosa Ramalho (1888-1977), uma das mais conhecidas bonecreiras portuguesas do século XX.  A exposição, que reúne mais de uma centena de peças propriedade dos herdeiros do colecionador Tito Iglésias, decorre no âmbito da programação do Bairro dos Museus. A curadoria é de Isabel Maria Fernandes.

"ROSA RAMALHO: As Escolhas de um Colecionador" dá a conhecer o vasto trabalho da bonecreira barcelense, através das escolhas do colecionador Tito Iglésias, evidenciando os aspetos em que Rosa Ramalho explora a imitação de peças que aprendeu a fazer ainda em menina, no final do séc. XIX, e aquelas em que é notória a sua reconhecida criatividade figurativa através da qual evoca o surrealismo, o real e o fantástico.

O percurso pelas várias salas deste espaço cultural de Cascais possibilita o conhecimento das técnicas utilizadas pela escultora, ceramista e oleira na produção de figurado e o modo como tratava temas como a vida quotidiana, a festa e os divertimentos, a religião, a fauna, o bestiário e o bicho feroz com boca de lampreia.

Tito Iglésias (1933-2014) foi gestor hoteleiro e promotor turístico, tendo sido nesse contexto profissional que conheceu Rosa Ramalho: a partir dai tornou-se um dos grandes admiradores do trabalho da bonecreira, tal como outros intelectuais daquela época, deixando-se encantar pela sua obra. Visita-a, adquire e encomenda-lhe peças. A dimensão da coleção impediu que a maioria dos exemplares pudesse ser exposta na sua residência, ficando muitas peças guardadas durante mais de 50 anos e retiradas do local onde se encontravam pela filha e neta do colecionador, com o objetivo de mostrar, emprestar e conservar este património.

Informações: 214 815 660 | geral@fdl.pt
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I | Bairro dos Museus

More Info