Data
-
Texto Web

A Fundação D. Luís I, em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, apresenta no Auditório Carlos Avilez, na Academia de Artes do Estoril, Edifício Cruzeiro, um ciclo de cinema com filmes dos realizadores Alfred Hitchcock e Akira Kurosawa, nomes maiores da sétima arte. 16, 17 e 30 de setembro e 1 de outubro, com sessões sempre às 18h30 e 21h. A entrada é livre.

Nos dias 16 e 17 de setembro, a primeira parte do ciclo é dedicada à obra do britânico Alfred Hitchcock (1899–1990). O programa destes primeiros dias, a cargo do curador e crítico de cinema Vasco T. Menezes, junta dois filmes mais “secretos” do universo hitchcockiano, “Ladrão de Casaca” (1955) e “Sob o Signo de Capricórnio” (1949), a dois clássicos universalmente celebrados, “Os Pássaros” (1963) e “Vertigo – A Mulher que Viveu Duas Vezes” (1958).

Para Vasco T. Menezes, quando se trata de Hitchcock, “falamos não só de um dos grandes cineastas de sempre, mas também de um dos maiores artistas tout court do século XX”, que “trabalhou e elevou de forma decisiva a gramática cinematográfica, durante uma carreira que começou no mudo, atingiu o zénite em plena época clássica e terminou quando a modernidade ia já avançada”.

Na segunda semana, a 30 de setembro e 1º de outubro, o realizador homenageado é o japonês Akira Kurosawa (1910–1998). Para Miguel Patrício, curador responsável pela seleção dos filmes a ser exibidos nesta parte do ciclo, “o nome de Akira Kurosawa é ainda hoje sinónimo de cinema japonês. De facto, o ‘Imperador’ (cognome dado pelas suas equipas técnicas no estúdio Tōhō) é quem melhor representa, fora dos circuitos americanos e europeus, a imagem do cineasta influente, mestre total da sua arte – basta conferir qualquer lista dos melhores filmes da história do cinema e um ou dois títulos por si realizados constam sempre”.

De Akira Kurosawa, os filmes que integram o ciclo são “Rashômon – As Portas do Inferno” (1950), “Yojimbo – O Invencível” (1961), “Warui Yatsu Hodo Yoku Nemeru / O Sono Justo dos Maus” (1960) e “Ran – Os Senhores da Guerra” (1985).


Textos dos curadores e programação aqui: AQUI 

 

Mais informações: Contacto: 214 815 660 | geral@fdl.pt
Inscrições:  Gratuito, sujeito à lotação da sala | Reservas: academia.artes@cm-cascais.pt
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I

Localização
Edifício Cruzeiro
Horário de substituição

16, 17 e 30 de setembro e 1 de outubro

Sessões às 18h30 e 21h00

More Info
Feed | Mostrar no site
Cascais Cultura