Concertos OCCO | Temporada outubro - Dezembro 2020

Data
Local[ + info ]
NomeAuditório Sra. da Boa NovaMorada

R. Campo Santo, n.º 441
2765-307 Estoril

FreguesiaCascais e EstorilGeolocalização38.709576,-9.38691 (abrir mapa)
Auditório Sra. da Boa Nova
Preço

6,00 €
Estudantes; Crianças dos 3 aos 6 anos; > 65 anos | 3,00 €

Descrição

Os concertos da OCCO foram adiados para 2021

A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, OCCO, fundada em 2000, é uma formação apoiada pelas Câmaras Municipais de Cascais e de Oeiras, e pela Direção Geral das Artes e Ministério da Cultura.
Considerada uma das melhores formações deste género em Portugal, a OCCO é atualmente um elemento fundamental da vida cultural do Município de Cascais.
Com mais de 120 espetáculos por ano, divididos entre concertos sinfónicos, recitais de música de câmara, concertos didáticos e animações, a OCCO desenvolve uma atividade periódica, com atuações no País e no estrangeiro.
No seu vasto e abrangente repertório, a OCCO tem incluído obras e compositores de todas as épocas e estilos, com o intuito de promover  as obras dos compositores portugueses, dando particular ênfase à divulgação dos trabalhos de compositores mais jovens, tanto nacionais como estrangeiros.
Em 2008, a OCCO criou o primeiro Conservatório Oficial de Música no concelho de Cascais que conta com mais de 320 alunos inscritos.
A Câmara Municipal de Cascais  atribuiu-lhe em 2012 a Medalha de Mérito Cultural, e em 2019 foi-lhe concedido o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa. 
A OCCO foi criada e é atualmente dirigida pelo Maestro Nikolay Lalov.
 

Outubro

24 outubro | 18h00 | "Concerto Final do Curso de Direção"
Os três candidatos finalistas escolhidos pelo júri composto pelos dois maestros professores e pelos líderes dos naipes da orquestra apresentam-se a dirigir um andamento obrigatório da Sinfonia N.º 40 de W. A. Mozart e dois andamentos contrastantes da Sinfonia N.º 1 de L. V. Beethoven à sua escolha.
No final do concerto será feita uma votação pelo público e pelos músicos da orquestra e será anunciado o vencedor e os respetivos prémios.

Novembro

8 novembro | 18h00 | "Três Imagens Sonoras da Beleza"
Concerto Solidário | ReFood Cascais
Neste concerto, a OCCO apresenta obras de dois compositores que foram considerados verdadeiros prodígios na sua infância: Mozart e Saint-Säens. São considerados provavelmente os grandes mestres da melodia e as duas obras apresentadas neste concerto são uma clara prova deste facto. 
 

Dezembro

11 dezembro | 19h00 | "Mozart - Sinfonia nº 39" 
Não é surpreendente juntar Richard Wagner e Mozart no mesmo programa de um concerto. O mestre do Tristan e Isolde e do "Gesamtkunstwerk" (obra de arte total) tinha grande estima pelo génio de Viena. São as suas palavras: "O génio mais tremendo elevou Mozart acima de todos os mestres, em todos os séculos e em todas as artes. A Sinfonia N.º 39 e o Idílio de Sigfrid são as duas obras escolhidas.
Incluímos também em estreia absoluta em Portugal o concerto para saxofone do compositor americano Edward Green. Já previsto para o mês de Maio, este concerto é apresentado por um dos laureados do Concurso de Interpretação de Estoril, Hélder Alves, onde a OCCO é parceira desde a sua primeira edição.

18 dezembro | 19h00 | "Concerto de Natal"
Com a participação do Coro do Conservatório de Música de Cascais
O tradicional concerto de Natal destaca o grande Giuseppe Tartini, 250 anos depois da sua morte e o concerto de Neruda para trompete, um dos mais conhecidos concertos para este instrumento. Com a participação do Coro de Câmara do Conservatório de Música de Cascais.

Mais Info