OLHARES SOBRE… | Entre Dois Hamlets: D. Luís I, Shakespeare e a Tradução Hoje
Quase cento e cinquenta anos separam a tradução de Hamlet realizada por D. Luís I da nova tradução portuguesa da obra, da autoria de Daniel Ramalho e publicada em 2026 pela Almedina/Edições 70. Partindo destes dois momentos singulares da história de Shakespeare em Portugal, esta sessão celebra e revisita a tradução de D. Luís I. Reconhece o seu lugar particular na receção portuguesa de Shakespeare e coloca-a em diálogo com uma leitura contemporânea da mesma obra.
Através da leitura e comparação de excertos do original inglês, da tradução de D. Luís I e da nova tradução de Daniel Ramalho, serão exploradas algumas das características que tornam a escrita de Shakespeare tão extraordinária: o ritmo e a métrica, os jogos de palavras, as ambiguidades, o humor e a permanente relação entre a palavra escrita e a palavra dita em palco.
Mais do que procurar uma tradução «certa», a sessão convida o público a descobrir como cada época encontra a sua própria maneira de ouvir Shakespeare. Mostra também como uma obra escrita há mais de quatrocentos anos continua a transformar-se cada vez que é traduzida, lida ou representada.
A sessão decorre no Auditório do Centro Cultural de Cascais. Destina-se ao ensino secundário e profissional e foi pensada para os grupos de literatura, inglês, teatro e cultura.
Entrada gratuita, mediante inscrição prévia até 2 de novembro.
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação D. Luís I.
Entrada gratuita, mediante inscrição prévia até 2 de novembro.
Inscrições através do formulário: https://forms.cloud.microsoft/e/97ALKYm1JE
Mais informações e inscrições: envolvete@fdl.pt
