Moinho de Armação Tipo Americano

Horário Fechado
Fechado
Seg - Sex: 10:00-13:00, 14:00-18:00
Sáb - Dom: Fechado
Morada[ + info ]
NomeMoinho de Armação Tipo AmericanoMorada

Pçta. do Moinho
2645-049 Alcabideche

FreguesiaAlcabidecheGeolocalização38.731333,-9.409537 (abrir mapa)

Pçta. do Moinho
2645-049 Alcabideche

Preço

Gratuito

Descrição

Localizado em Alcabideche, o Moinho de Armação - Tipo Americano pretende dar a conhecer a importância dos moinhos como património a preservar.

A utilização de sistemas de moagem para a transformação de produtos agrícolas como o trigo, o milho e o centeio, remonta a tempos muito antigos, sendo que se encontram referências à existência de moinhos de vento em Cascais, já no séc. XI.

Na segunda metade do séc. XIX, surge o moinho tipo americano. Eficaz e de fácil instalação, difundiu-se com sucesso, chegando a Portugal nas primeiras décadas do séc. XX. Estas estruturas ganharam esta denominação pelo facto de ostentarem uma armação metálica na cobertura do moinho, semelhante a uma casa de habitação e por se tratar de uma criação oriunda dos Estados Unidos da América.

Em Cascais, as estruturas de moagem mantiveram-se em laboração até mais tarde do que as suas congéneres da região de Lisboa, por beneficiarem de um mercado abastecedor local e por se localizarem a grande distância das zonas industriais de transformação cerealífera.

O Moinho de Armação Tipo Americano, em Alcabideche, é um dos dois exemplares do concelho e  está aberto ao público como uma importante estrutura museológica que visa dar a conhecer a importância deste tipo de produção ao longo dos tempos, mantendo vivo o seu espírito, com vista à recuperação etnológica e a uma maior e melhor educação patrimonial. 

Com uma intensa atividade dirigida a grupos escolares, o Moinho abre também em dias específicos para a dinamização de oficinas de pão.

Visitas (Mediante marcação prévia para grupos a partir de 10 pessoas)
Seg, Qua e Sex. 10h00-13h00 | 14h00-16h00

Mais informação em cultura.cascais.pt

acontece aqui...

2 Nov'23 - 31 Dez'24
O Ciclo do Pão