Lançamento do livro "Heráldica na vila de Cascais", de Miguel Metelo de Seixas
A história de Cascais e dos seus habitantes pode ser contada e apreendida de diversas formas como comprova o estudo inédito de Miguel Metelo de Seixas que a Câmara Municipal de Cascais não poderia deixar de apoiar e editar. A apresentação da obra estará a cargo da Doutora Helena Gonçalves Pinto.
Em «Heráldica na vila de Cascais», o autor propõe-nos um interessante périplo pela história da vila, contada através dos muitos emblemas heráldicos, patentes nas fachadas de edifícios, privados e públicos, nas ruas, nos monumentos e em muitos outros elementos decorativos e funcionais. Desde a heráldica pré-oitocentista, à heráldica da Corte que se instalou em Cascais a partir de finais do século XIX até à institucionalização da heráldica no século XX, este estudo incide não só sobre estes códigos visuais enunciadores de determinada posição social ou institucional, mas também sobre a sua intrínseca ligação com os edifícios onde se encontram apostos e o desenvolvimento urbanístico da vila.
Miguel Metelo de Seixas, doutor em História, é investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa. As suas investigações centram-se no uso das imagens como forma de autorrepresentação e de comunicação social e política, especialmente no âmbito da heráldica, que analisa numa perspetiva diacrónica desde a Idade Média até à Idade Contemporânea. Foi professor da Universidade Lusíada de Lisboa, onde coordenou o Centro Lusíada de Estudos Genealógicos e Heráldicos e dirigiu a revista Tabardo; é professor convidado em diversas universidades brasileiras, francesas e italianas. Na área da heráldica e da história conta com mais de uma centena de publicações, editadas em Portugal, Brasil, França, Espanha, Alemanha, Grã-Bretanha, China e Itália, com destaque para os mais recentes livros: “Heraldry in Contact – Perspectives and Challenges of a Connective Image Form” (2023), “State-Rooms of Royal and Princely Palaces, 14th-16th centuries: Spaces, Images, Rituals” (2022) e “Devises, lettres, chiffres et couleurs: un code emblématique, 1350-1550” (2022). Entre 2010 e 2021, foi presidente do Instituto Português de Heráldica e diretor da revista Armas e Troféus.
Mais informações: 214 815 344 (chamada para a rede fixa nacional | dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Organização: Câmara Municipal de Cascais