Roteiros do Património Concelhio | Forte de Santo António da Barra
Edificado em 1590, sobre as arribas de São João do Estoril, por ordem do rei D. Filipe I, o Forte de Santo António da Barra teve projeto do engenheiro militar e padre Giovanni Vincenzo Casale, napolitano ao serviço da Coroa espanhola, que chegou a Portugal em 1589 para fortificar a barra do Tejo contra eventuais ataques de navios ingleses. No final do século XVI já se encontrava construído e apto a receber artilharia, sendo mantido guarnecido e artilhado até ao final do século seguinte. No período das lutas liberais foi alvo de algumas intervenções e melhorias e recebeu artilharia com a respetiva guarnição.
Após a perda da sua importância militar, o forte foi adaptado a Posto Fiscal, Colónia de Férias do Instituto Feminino de Educação e Trabalho de Odivelas, e residência de Verão do Presidente do Conselho, António Oliveira Salazar, que a 8 de agosto de 1968 aqui sofreu o acidente conhecido como «queda da cadeira», que determinou o seu afastamento do poder e, pouco depois, a sua morte.
- Ponto de Encontro: Av. da República, frente à Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais
- Maiores de 10 anos
- Inscrições através de formulário próprio: AQUI
Mais informações: 917 260 052 (chamada para a rede móvel nacional) | em dias úteis das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Organização: Câmara Municipal de Cascais