Arquitetura de veraneio em Cascais: A Casa de São Bernardo e o Chalet Ficalho Visita guiada
A Câmara Municipal de Cascais associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com a realização de uma visita especial a dois dos mais emblemáticos edifícios da arquitetura de veraneio de Cascais do final do século XIX: a Casa de São Bernardo e o Chalet Ficalho.
A Casa de São Bernardo foi projetada pelo Conde de Arnoso, que a designou por “casa minhota”. Esta casa, construída em 1893, introduz o conceito de “casa portuguesa” na arquitetura nacional, de uma forma singela e despretensiosa, opondo-se ao estilo das moradias de veraneio que se iniciaram sob o signo do exótico e do estrangeirado e que vão proliferar, paulatinamente, ao longo de toda a orla costeira. Por sua vez, o Chalet Ficalho, cuja construção terminou em 1898, manifesta a clara influência dos modelos de construção dos chalets de montanha da Suiça e da Alemanha, pela forma e disposição dos telhados de duas águas, de forte inclinação e a cobertura integral dos alçados com pedra rústica.
São dois exemplares de grande relevância arquitetónica e histórica, sendo o seu valor inegável para a compreensão da arquitetura de veraneio na vila de Cascais.
Visita guiada por José Proença
Ponto de Encontro: Av. Rei Humberto II de Itália, nº 235, frente à Casa de São Bernardo, em Cascais
Deslocação a pé
Público: Maiores de 10 anos
Inscrições: AQUI
Mais informações: 917 260 052 (chamada para a rede móvel nacional) | em dias úteis das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Organização: Câmara Municipal de Cascais