O arquiteto Silva Júnior e o projeto do Estoril: Visita guiada
No âmbito da exposição "A Invenção do Estoril: História em Fotografia (1914-1955)" aqui fica o convite para participar na visita especial guiada por Helena Gonçalves Pinto, que nos dará a conhecer a singular e polivalente obra do arquiteto António Rodrigues da Silva Júnior (1868-1937).
A obra deste arquiteto que gizou centenas de projetos nas mais diversas áreas, como atesta o seu espólio depositado pela Casa do Alentejo no Arquivo Histórico Municipal de Cascais, ficou também marcada por importantes intervenções no concelho de Cascais, nomeadamente no Estoril, onde viria a materializar o projeto do arquiteto Henri Martinet para a "Estação Marítima, Climatérica, Termal e Sportiva", idealizada em 1914 por Fausto de Figueiredo.
Para público em geral
Inscrição: AQUI
Mais informações: 214 815 591 /214 815 239 (chamada para a rede fixa nacional) | Dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Organização: Câmara Municipal de Cascais
Saiba mais sobre a Exposição AQUI
Helena Gonçalves Pinto é doutorada em Arquitetura (especialização em Teoria e História) pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2015) e licenciada em História pela UAL. É investigadora Integrada do História, Territórios Comunidades - CEF Nova Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e docente da Universidade Autónoma de Lisboa. Especialista em História e Arquitetura Termal e Hospitalar, História das Ciências da Saúde, Património e Turismo. Recebeu o Prémio APOM 2020 - Conferências e o Prémio José de Figueiredo 2010, com a obra “O Desenho das Termas: História da Arquitetura Termal Portuguesa”, em coautoria com Jorge Mangorrinha.