Apresentação do romance "00Zero - O Espião Português" de José T. Morais
Sinopse: Após um curso intenso de “Intelligence”, Arnaldo da Silva é colocado na “Repartição” onde recolhe informações para a segurança do estado. Mais tarde, a seu pedido, é colocado na embaixada portuguesa em Moscovo. Aí conhece Yuri e outros membros de embaixadas internacionais. É convidado para um grupo de reflexão sobre acontecimentos internacionais. Conhece Maria Marilivoditch, uma bailarina por quem se apaixona. É encontrado abraçado a Nadia, uma espia dupla, e é preso pelos serviços secretos russos. Maria é raptada e Arnaldo investiga o seu desaparecimento, percorrendo alguns países da Europa. Mais tarde, através de uma denúncia anónima por alguém dos serviços em Lisboa, é incriminado como espião duplo.
Estas são algumas das muitas histórias de um espião português e da sua demanda por Moscovo, na Rússia, Bagdad, no Iraque, de onde foge logo após a guerra do Golfo, e ainda Lisboa e a costa alentejana.
José António Teixeira Morais nasceu em 1961, em Sanhoane, Santa Marta de Penaguião. Aos vinte anos ingressou na Força Aérea Portuguesa como especialista de Controlo de Tráfego Aéreo - militar. De entre os vários cursos destaca-se a "Guerra eletrónica" e "Intelligence". É licenciado em Turismo. É autor de: "Aventuras e desventuras de um abiador da Lusolândia" (2012), "A primeira vez" (2020), "(Meu amor das) Ilhas de Bruma" (2022), "Poemas diluídos no esquecimento" (2022), "Amar-te-ei até te matar" (2023) e "Contos, lendas e narrativas" (2024).
Mais informações: 214 815 417 (chamada para a rede fixa nacional) | em dias úteis das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Organização: Organização do autor, com apoio da Câmara Municipal de Cascais