Imagens Inacabadas, de Joana Leitão Salvador
O Centro Cultural de Cascais apresenta a exposição de pintura e escultura "Imagens Inacabadas", dedicada à obra da artista portuguesa Joana Leitão Salvador.
A mostra é organizada pela Fundação D. Luís I em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.
A curadoria é de Manuel Costa Cabral. Nascida em Lisboa em 1971, Joana Leitão Salvador viveu até aos 18 anos na Suécia, para onde a família se exilou por motivos políticos. Todos os anos, no verão, regressava a Portugal para estar com a avó, a pintora Menez (1926–1995), que lhe transmitiu os primeiros ensinamentos de pintura e desenho. Essa ligação atravessa a obra da artista.
A exposição reúne cerca de 100 trabalhos produzidos entre 2003 e 2025, organizados em núcleos temáticos que evidenciam a diversidade e consistência da investigação plástica desenvolvida pela artista.
Entre as obras, onde o elemento feminino assume papel central, destacam-se pinturas em guache, encáusticas e monotipias, bem como esculturas em cerâmica (faiança e grés), incluindo figuras evocativas de deusas da fertilidade, bocas abertas, bustos e potes.
Mais informações: AQUI | 214 815 660 ( Chamada para a rede fixa nacional) | geral@fdl.pt
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I | Bairro dos Museus