“Costumes and pictures: o vestuário na obra de Paula Rego", na Casa das Histórias Paula Rego
A Casa das Histórias Paula Rego inaugura duas exposições que aprofundam diferentes dimensões da obra da artista: A Coleção da CHPR em diálogo com a Coleção da artista, (salas 1 a 7), e Costumes and pictures: o vestuário na obra de Paula Rego, (sala 0). As mostras apresentam novas perspetivas sobre o processo criativo e o universo temático de Paula Rego, incluindo obras inéditas e outras menos conhecidas do público.
Com curadoria de Catarina Alfaro, as exposições são uma iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, reafirmando o compromisso das instituições com o estudo e a divulgação do legado da artista portuguesa.
Costumes and pictures: o vestuário na obra de Paula Rego apresenta o trabalho da artista através da lente da moda e do vestuário, explorando como a indumentária se tornou um elemento central nas suas composições. Pela primeira vez, peças do guarda-roupa do estúdio de Paula Rego são exibidas de forma sistemática, em diálogo com as obras que lhes correspondem. Esta abordagem permite ao público compreender a importância do vestuário na construção das personagens e na criação cénica de cada pintura.
O interesse de Paula Rego pela moda surgiu muito cedo, por influência da mãe e das primeiras experiências em Londres e Paris. A exposição apresenta cartas da artista à mãe, escritas no início dos anos 1950, nas quais descreve ao detalhe, através de desenhos, as últimas tendências. Esta atenção à moda, aos tecidos e aos gestos quotidianos de se vestir teve um impacto direto na forma como desenvolveu narrativas visuais, contribuindo para a riqueza e a complexidade do seu imaginário único.
A partir dos anos 1990, o vestuário assume um papel determinante nas composições de Rego, não só na caracterização psicológica das personagens, mas também na dimensão pictórica, potenciada pelo uso do pastel seco. O guarda-roupa e os acessórios, revelam como os objetos do dia a dia se transformam em estímulos criativos e instrumentos narrativos. Como a própria artista afirmou: “As roupas dizem algo sobre a personalidade, sobre a personagem, sobre a sua posição social e sobre a época também. São um elemento muito importante no contexto de qualquer história visual.”
Entre as obras apresentadas destacam-se o estudo para A prova (1990), bem como uma pintura da série O crime do Padre Amaro (1997), nas quais o vestuário assume protagonismo. Estas peças ilustram de forma exemplar o modo como Paula Rego utilizava tecidos e adereços como motores das suas histórias visuais, transformando-os em matéria pictórica.
Saiba mais sobre A Coleção da CHPR em diálogo com a Coleção da artista
Mais informações: 214 815 660 | geral@fdl.pt
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I | Bairro dos Museus
