Beatriz Manteigas – REALIDADERANA
A exposição reúne cerca de quarenta obras de várias séries, realizadas em suportes e técnicas diversas, como desenho, colagem, assemblage, impressão térmica, fotografia e vídeo. Parte dos trabalhos resulta da mais recente residência artística de Beatriz Manteigas na Amazónia brasileira.
Na prática de Beatriz Manteigas, a criação de séries de trabalho funciona como método de investigação e experimentação visual continua, uma abordagem articulada na tese de doutoramento, Linha de Vida – desenhar metáforas do real que defendeu, que propõe o “real” como campo de questionamento e o desenho como forma de perceção e inscrição da experiência.
REALIDADERANA, com curadoria de João Silvério; apresenta-se simultaneamente como ensaio e breviário de projetos que transitam entre lugares e comunidades, entre o atelier da artista na Quinta das Relvas, no centro do país, onde decorrem residências artísticas e onde a permacultura sustenta um modo de vida, e outros contextos de pesquisa, como a Amazónia, que inspira o título e o universo conceptual da exposição.
O título cruza a língua portuguesa com a oralidade amazonense da região de Manaus. O sufixo rana remete para a ideia de imitação e transformação entre espécies. Na exposição, a artista articula fenomenologia, metáfora, oralidade, escrita e experiência direta no território, explorando uma “realidade rana” e refletindo sobre as relações entre o humano e o natural.
Mais informações: AQUI
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação Dom Luís I
