Dia Nacional do Mar: Conferência: Alterações Climáticas e o Futuro dos Oceanos, por Ana Ramos Pereira
As modificações climáticas que temos vindo a vivenciar têm impactes claros no Oceano. Devido à interação Oceano-Atmosfera, também as águas oceânicas têm vindo a aquecer, o que irá afetar os seres marinhos, nomeadamente os recifes de coral, a própria distribuição das espécies marinhas que migram para águas mais frias, a extinção de espécies sensíveis, a redução de stocks pesqueiros, para além do aumento dos temporais que assolam os litorais.
O aquecimento provoca a denominada expansão térmica oceânica, responsável em cerca de 70% da subida do nível do mar, a que acresce a fusão das calotes polares e dos glaciares. Estas injeções de água doce, relativamente mais quente, provocam o desequilíbrio das cadeias alimentares e podem alterar de forma drástica o padrão de correntes oceânicas.
Ao submergir áreas costeiras, a subida do nível do mar provoca perda de habitats. Não se pode esquecer o papel do homem, que polui, nomeadamente com plásticos que chegam a criar enormes ilhas que não permitem a penetração de luz, indispensável à realização da fotossíntese pelas plantas marinhas.
O aquecimento, a poluição e a destruição dos ecossistemas marinhos estão a reduzir a capacidade do oceano de funcionar como pulmão do planeta, o que acelera o aquecimento global.
Atividade com inscrição obrigatória.
Mais informações: museumar@cm-cascais.pt; 214 815 906
Inscrições: museumar@cm-cascais.pt; 214 815 906 ou 214 815 095
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I | Bairro dos Museus