Dive for Peace
O evento “Dive for Peace”, inserido nas Jornadas Europeias do Património 2025, é coincidente com o Dia Internacional da Paz, declarado pela ONU - Organização das Nações Unidas.
Originalmente o evento “Dive for Peace” foi uma iniciativa da UNESCO que ocorreu de 2014 a 2018, por altura do centenário da I Guerra Mundial, e no âmbito da convenção de 2001 para a Proteção do Património Cultural Subaquático, tendo como objetivo promover a memória das tragédias marítimas da Primeira Guerra Mundial, transformando-as em oportunidades de aprendizagem, reflexão e paz.
Esta atividade compreende uma conferência pública no dia 20 que abordará as temáticas dos salvamentos no mar durante a II Guerra Mundial e a investigação em torno dos destroços do “Roberto Ivens”. No dia 21 ocorrerá um mergulho com homenagem e deposição de uma coroa de flores no local onde ocorreu o naufrágio dessa embarcação da Marinha Portuguesa, afundada por efeito de uma mina marítima em 1917, tendo resultado na morte de 15 dos seus 22 tripulantes.
Mais informações: 911 995 637 (chamada para a rede móvel nacional) | em dias úteis das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Organização: Câmara Municipal de Cascais
20 de setembro, sábado
Conferências
Local: Auditório da Casa Sommer
18h00 – Portugal salvando vidas no mar (1939-1945) – Carlos Guerreiro e Augusto Salgado.
18h20 – Roberto Ivens: Investigação e Identificação – Paulo Costa
18h40 – Briefing do evento do dia 21
Participação sujeita a inscrição prévia através do email patrimonio.cultural@cm-cascais.pt (indicar nome e contacto telefónico).
21 de setembro, domingo
Local: Cais de cortesia da Marina de Cascais
13h15 – Embarque dos participantes no galeão do sal “Estou para Ver” e briefing de segurança
14h30 – Cerimónia de homenagem a bordo, no local do naufrágio do “Roberto Ivens”
15h00 – Mergulho no “Roberto Ivens” e/ou no “Patrão Lopes”
17h00 – Regresso à Marina de Cascais
Os participantes no mergulho deverão efetuar a sua inscrição junto dos centros de mergulho parceiros: Cascais Dive e Centro de Mergulho do Clube Naval de Cascais.
CARLOS GUERREIRO é licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em História Marítima. Tem desenvolvido investigação sobre a temática da perda de aeronaves em território português durante a II Guerra Mundial, assim como dos salvamentos no mar por navios portugueses durante esse período. É autor do sítio de referência Portugal 1939-1945 (www.portugal1939-1945.org) e, ainda, membro-investigador do grupo HistArc da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
PAULO COSTA é licenciado em História, mestre em História Contemporânea e pós-graduado em Mergulho Científico. Tem desenvolvido investigação sobre naufrágios e acidentes marítimos em águas portuguesas durante o período contemporâneo, articulando a historiografia naval com a localização, identificação, inventariação e divulgação de Património Cultural Subaquático. Foi investigador integrado do IHC - FCSH/UNL (Instituto de História Contemporânea) desde abril de 2013 até julho de 2020, quando transitou para o HTC (História, Territórios e Comunidades), na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.