Exposição itinerante “Branquinho da Fonseca - Uma vida a fazer ler”
PROLONGADA ATÉ 4 DE JANEIRO
António José Branquinho da Fonseca nasceu nas Laceiras, Mortágua, filho do republicano Tomás da Fonseca e de Clotilde Madeira Branquinho da Fonseca. Fortemente marcado pelo exemplo do pai, Branquinho da Fonseca teve igualmente a coragem de pugnar, em tempos de ditadura, por uma educação que chegasse a todos, através do poder da leitura na formação do indivíduo enquanto cidadão.
A exposição "Uma Vida a Fazer Ler” celebra a vida e obra deste grande intelectual e patrono da Biblioteca Municipal de Mortágua, destacando o seu contributo inestimável para a cultura e o acesso ao conhecimento em Portugal. Como exposição itinerante que é, tem percorrido o país de norte a sul, do litoral ao interior, tal como Branquinho da Fonseca conseguiu fazer rolar, nas estradas de Portugal, as conhecidas Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, tornando a leitura de livros acessível a milhares de portugueses.
“Uma Vida a Fazer Ler” é um sonho concretizado de Branquinho da Fonseca para que toda a gente alargue horizontes e deixe de acreditar que "o mundo é pouco mais do que se avista do cimo dos montes".
Mais informações: 214 815 403/4 (chamada para a rede fixa nacional) | dias úteis das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Organização: Câmara Municipal de Mortágua em parceria com a Câmara Municipal de Cascais