Exposição: O Último Carnaval da Coreia, de Bruno Figueroa

Data
a
Horário[ ver detalhe ]
- Terça a domingo, das 10h às 18h
Local[ + info ]
NomeCentro Cultural de CascaisMorada

Av. Rei Humberto II de Itália
2750-800 Cascais

FreguesiaCascais e EstorilGeolocalização38.694162,-9.421404 (abrir mapa)
Centro Cultural de Cascais
Preço

Bilhética aplicável ao Centro Cultural de Cascais

Descrição

Itaewon ocupou, durante muito tempo, um lugar único em Seul, como um espaço de exceção. Situado no coração da cidade, na margem norte do rio Han, foi um dos primeiros bairros a absorver influências culturais ocidentais, devido à sua proximidade com a base militar norte-americana. Mais importante ainda, era um dos poucos locais em Seul onde a diversidade, a individualidade e a autoexpressão eram abertamente acolhidas. Tornou-se, assim, o lar simbólico das celebrações do Halloween – um espaço onde os desejos pessoais e a imaginação podiam ser representados e tornados visíveis.

A 29 de outubro de 2022 ocorreu uma tragédia. Num beco estreito e inclinado, 159 jovens perderam a vida, esmagados por uma multidão incontrolável. Uma onda de luto varreu todo o país. Famílias, amigos e inúmeros cidadãos carregam um profundo trauma coletivo.

As fotografias, tiradas durante a noite anterior, por Bruno Figueroa, são mais do que um registo de uma celebração do Halloween, preservando uma paisagem fugaz, na qual as pressões da competição e o peso das normas sociais se dissolvem por breves instantes; um fugaz momento, em que identidades e desejos diferentes coexistiram em liberdade. São vestígios de uma realidade excecional outrora permitida, temporariamente, na sociedade coreana. E talvez permaneçam como uma memória do último Carnaval da Coreia - uma circunstância que nunca mais poderá ser restabelecida exatamente da mesma forma.

Informações:

Fundação D. Luís I

Site: AQUI 

214815660

geral@fdl.pt

Organização: Fundação D. Luís I, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais

 

Mais Info