“Witnesses", de Hector Ramsay
Na exposição do Centro Cultural de Cascais, “WITNESSES”, o artista Hector Ramsay conduz os visitantes pelos mistérios das paisagens naturais que retrata nas suas obras. “WITNESSES” acontece numa iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais no âmbito da programação do Bairro dos Museus e está patente de 27 de setembro de 2024 e 19 de janeiro de 2025.
Natural da Escócia, Hector Ramsay (1959) vive entre Itália e Portugal, tendo ligações fundas a Cascais. Para compor as obras que apresenta em “WITNESSES”, o artista foi procurar inspiração nas paisagens e nas culturas desses países e nas tradições mitológicas pré-romanas. Através desses desenhos, Ramsay constrói uma cosmovisão pessoal sobre os elementos naturais que habitam os bosques que desenha e propõe uma meditação sobre a natureza e as suas personagens silenciosas.
Numa série de 15 obras de grande formato, o artista conduz o visitante numa viagem estética que começa na orla do bosque, avança pelo seu centro profundo e culmina na entrada de um templo megalítico, revelando gradualmente presenças e conversas ocultas. Na composição das obras em exposição em Cascais, que transmitem uma verdadeira sensação de tridimensionalidade, o artista utiliza primordialmente o carvão como material, o que lhe permite explorar uma vasta escala de tons de preto e cinza.
Tommaso Ranfagni, curador da mostra, afirma que “esta sequência permite a Ramsay gerar uma narrativa envolvente que imerge o espectador, evocando uma atmosfera sobrenatural que, segundo ele, impregna o bosque. A prática única do artista intensifica os aspectos misteriosos e fantásticos da natureza, expandindo a experiência do espectador ao longo da viagem”.
A exposição inclui, ainda, obras da série “FORMATIONS”, um conjunto de trabalhos criados usando pigmentos puros sobre papel e inspirados por formas orgânicas. Na prática de Ramsay, “FORMATIONS” é o ápice de anos de experimentação com as técnicas do fresco. Nas 6 pinturas que apresenta em Cascais, o artista explora as cores vibrantes características deste método tradicional.
Saiba mais sobre “Witnesses", de Hector Ramsay:AQUI
Mais informações: 214 815 660 | geral@fdl.pt
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I | Bairro dos Museus