Inauguração da musealização do mosaico da "villa" romana de Freiria
No âmbito do projeto da recuperação e valorização da villa romana de Freiria, em Polima, musealizada para fruição pública em 2018, a Câmara Municipal de Cascais reforça agora, de forma significativa, a oferta deste sítio arqueológico de interesse ímpar para a compreensão da história da nossa comunidade.
Os visitantes poderão admirar o mosaico que decorava a sala de jantar da casa de Titus Curiacius Rufino, senhor da villa há mais de 2000 anos. Para o efeito, no seguimento dos trabalhos de conservação e restauro destes mosaicos do século IV, foi construída uma ampla cobertura em madeira, dotada de um balcão que permite aos visitantes uma leitura mais abrangente das ruínas e das vivências que testemunham.
O conjunto, que conserva três dos quatro tapetes de mosaico policromo originais, foi encontrado num dos compartimentos que envolviam o espaço central a céu aberto da casa de planta quadrangular e pode ser admirado todos os dias, das 9h00 às 18h00.
Mais informações: 910 115 995 (chamada para a rede móvel nacional) | em dias úteis das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Organização: Câmara Municipal de Cascais
ODS: 11
