Rota da Geologia - Oeste

Percurso
17.0 km
Tempo
180min
Dificuldade
Moderado
Descrição

O litoral Oeste do concelho de Cascais reverte-se de particular importância geológica  porque os afloramentos rochosos da era Mesozóica apresentam excelentes condições de continuidade e visibilidade. Nesta área é possível visitar vários geossítios.
No extremo NW afloram os granitos do Complexo Ígneo de Sintra, em contacto com os calcários do Jurássico Superior. A sequência sedimentar mesozóica é atravessada por diversos filões eruptivos e pode ser estudada praticamente camada a camada.
A sucessão é interrompida por uma falha, que põe os calcários do Jurássico Superior em contacto com os calcários do Cretácico Inferior. Nesta área do litoral foram definidas as diversas formações geológicas do Cretácico Inferior que afloram desde a Boca do Inferno até à praia do Guincho.
Entre a Ponta de Santa Marta e a Praia da Cresmina encontra-se um dos mais importantes exemplos de lapiás costeiro a nível nacional. 
Nesta rota é também possível observar a duna fóssil de Oitavos, datada do Quaternário.

Advertências:  
A rota litoral sugerida apresenta grande beleza cénica e elevada riqueza em conteúdo científico, tal como em qualquer outro percurso geológico, há que ter presentes algumas precauções:
1. A visita a certos troços indicados, só pode ser feita em alturas de maré  baixa.
2. Evitar a aproximação à base das arribas, pois há sempre a possibilidade de queda de pedras.
3. Não recolher fósseis para não danificar os afloramentos.
4. É aconselhável o uso de roupa e calçado confortáveis.
5. O percurso não é apropriado a crianças de colo e pessoas com mobilidade condicionada.

Mais Info