"Declinações Gandaresas e Outras” de Ana Sério
O Centro Cultural de Cascais apresenta a mostra inédita “Declinações Gandaresas e Outras” dedicada à obra da artista portuguesa Ana Sério (Oeiras, 1976). Nas telas patentes, ora figurativas, ora abstratas, Ana Sério apresenta-nos as suas variações e elaborações sobre o conceito da paisagem, estabelecendo um diálogo plástico e conceptual com os escritos de Carlos de Oliveira (1921–1981), principalmente no livro “Finisterra”, de 1978, do artista português.
A narrativa de “Finisterra” é construída, ficcionalmente, a partir de escritos avulsos encontrados numa casa em declínio, situada algures no areal da Gândara, onde o escritor viveu na juventude. No atelier de Ana Sério, memórias, ficções e imagens, como aquelas que habitam a casa do livro, materializam-se e os elementos da natureza circundante tomam forma.
Quase todas as obras resultam da imaginação da artista, mas uma pequena série de trabalhos resulta da observação direta da paisagem da aldeia de Maceira, que em tudo contrasta com o horizonte de dunas a perder de vista descrito por Carlos de Oliveira. A artista também imaginou e construiu uma maquete da casa de “Finisterra”, que depois fotografou para compor uma sequência de imagens de linguagem cinematográfica.
Nas telas de Ana Sério, como no livro, há um constante sentido de movimento, como cores e formas que se vão transformando. Na composição destes desenhos e pinturas, a artista utiliza materiais e suportes diversos, da tinta a óleo, ao carvão e à cera de abelha sobre madeira, linho e papel, demonstrando o seu domínio sobre a técnica, a expressividade e a beleza do processo criativo.
A exposição no Centro Cultural de Cascais reconhece o talento de uma artista com um já longo e distinto percurso, sempre apoiado na inovação e na força criativa.
Mais informações: 214 815 660 | geral@fdl.pt
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I | Bairro dos Museus