Festival Teatro Entre Nós 10ª Edição

Data
a
Horário[ ver detalhe ]
Consultar programação 
Local[ + info ]
NomeAcademia de Artes do EstorilMorada

Av. das Acácias, 2, Estoril

FreguesiaCascais e Estoril
Academia de Artes do Estoril
Preço

Entrada Livre

Descrição

O Festival Teatro Entre Nós celebra este ano uma década de existência!
Promovido pela Câmara Municipal de Cascais, esta iniciativa anual chega à sua 10.ª edição, afirmando-se como um marco incontornável na oferta cultural do concelho.
Nesta edição comemorativa, os vários grupos participantes vão apresentar 14 espetáculos, entre os dias 27 de fevereiro e 20 de março, no Auditório Carlos Avilez, na Academia de Artes do Estoril.
Os grupos cénicos do Movimento Associativo Cultural e Recreativo de Cascais desempenham um papel fundamental na dinamização da vida cultural do concelho. 
Este Festival é uma homenagem ao esforço destas Associações, que contribuem para o desenvolvimento cultural e para a criação de uma comunidade mais participativa e criativa.


Organização:  Câmara Municipal de Cascais

 

 

PROGRAMA:

NADA É POR ACASO

NADA É POR ACASO M/14

Talaus Teatro do G.S.M. Desportiva de Talaíde

27 de fevereiro | 21h30

Duração 60M’ Sem intervalo

 

Clara e Alex estão no processo de adoção há já algum tempo e finalmente conseguiram marcar uma avaliação domiciliar com uma assistente social. 

Na tão esperada hora, parece que não há nada que não corra mal e Clara vê-se sem Alex…  Está quase na hora marcada com a assistente social e Clara tem de causar boa impressão, para realizar o seu sonho de ter um filho. 

E é então que chega Cris, uma canalizadora que veio resolver a inundação na sala de estar (sim, porque ainda por cima há uma inundação na sala de estar.) Ao longo deste espetáculo, estas e outras personagens vão passar por muitas peripécias. 

 

Autor original Jean-Pierre Martinez

Encenação Ruben Peres Teixeira

Cenografia Carlos Teixeira e Ana Pires

Figurinos Talaus Teatro

Desenho de som Ruben Peres Teixeira

Sonoplastia Ruben Peres Teixeira

Assistente de encenação Lígia Simas

Elenco Daniela Carlos (Clara), Luís Fernandes (Alex), Marisa Leandro (Valéria), Raquel Salvaterra(Josefa), Sofia dos Santos (Cris).

 

 

O CORAÇÃO NÃO RENDE JUROS

O CORAÇÃO NÃO RENDE JUROS M/12

Grupo Cénico do G.I.P.A.

 

28 de fevereiro | 15h00

Duração 60M’ Sem intervalo

 

Sob o teto de Maria Antónia, há uma regra inquebrável: poupar. Dinheiro não falta, mas a avareza da matriarca impõe limites, até ao que julgávamos inesgotável — o ar, o afeto, o amor. 

E é precisamente o amor que escasseia nesta casa. Entre vontades rígidas e corações inquietos, trava-se uma batalha silenciosa: quem se submete, quem desiste, quem ousa desafiar? Será que, contra todas as probabilidades, o coração consegue falar mais alto? 

Prepare-se para uma história onde cada gesto conta, cada escolha pode virar o rumo. Venha descobrir para que lado cede o barco… e se o amor encontra espaço para respirar.

Autor original Molière

Adaptação Joana saraiva

Encenação Joana saraiva

Cenografia Nuno Santos

Figurinos Coletivos

Desenho de luz António Martins 

Desenho de som António Martins 

Sonoplastia Coletivos

Elenco Anabela Pinela, António Louro, Arlindo Bento, Cláudia Louro, Eduardo Rodrigues, Elisabete Passos, Fernanda Martins, Inês Horta, Lídia Rodrigues, Maria do Carmo.

O RECECIONISTA

O RECECIONISTA M/12

Teatro Amador de Carcavelos da S. R. M. de Carcavelos

 

28 de fevereiro | 21h30

Duração 60M’ Sem intervalo

 

Uma peça do autor consagrado António Torrado sobre o modo de vida e de convivência com os outros. Cada ato é uma história, onde o rececionista de um hotel é o elo de histórias com humor e alguma reflexão. Vamos conhecer a receção deste hotel?

Autor original António Torrado

Encenação Cristina Vilas

Coreografia Alexandra Moreira

Cenografia Teatro Amador de Carcavelos

Figurinos Teatro Amador de Carcavelos

Desenho de luz Teatro Amador de Carcavelos

Desenho de som Teatro Amador de Carcavelos

Sonoplastia Teatro Amador de Carcavelos

Elenco Aeksandra Bol, Alison Lumière, Barbara Lopes, Beatriz Nunes, Jean Cheau, Leonor Vilas, Liz Alves, Madalena Subtil, Mafalda Rolão, Maria Carvalho, Marta Silva, Miguel Cabrita, Olivia Bonnet, Sofia do Rosário, Tiago Macedo.

 

 

 

A-MALA

MALA M/12

Ensaio Geral UNIS do C. F. de Sassoeiros

 

1 de março | 18h30

Duração 45M´Sem intervalo

 

Uma viagem intensa pelos dilemas e feridas do mundo atual, vistos através do olhar feminino. Em cena, histórias que revelam realidades muitas vezes silenciadas: violência doméstica, dependência química, prostituição e outros temas que nos desafiam a refletir sobre o que acontece à nossa volta. Um espetáculo que é um convite à empatia, à consciência e à transformação.

 

Autor original Eunice Veríssimo e Paula Santos 

Encenação Eunice Veríssimo e Paula Santos 

Cenografia Eunice Veríssimo e Paula Santos 

Figurinos Eunice Veríssimo e Paula Santos 

Desenho de luz Eunice Veríssimo e Paula Santos 

Desenho de som Eunice Veríssimo e Paula Santos 

Sonoplastia Eunice Veríssimo e Paula Santos 

Assistente de encenação Eunice Veríssimo e Paula Santos 

Coordenação de bilheteira UNIS – Universidade Sénior de Sassoeiros

Elenco Ana Teresa Fonseca e Suzete Freitas (sketch violência doméstica), Fátima Marques (sketch droga), Maria Georgina Fernandes (sketch prostituição), Georgina Carapinha e Lucinda Rodrigues(sketch cancro), Rosália Soares e Maria Luisete do Couto (sketch guerra), Elisete Santos (sketch sexualidade).

 

 

O TRIUNFO D’AMOUR

O TRIUNFO D’AMOUR M/14

Oficina de Teatro do G.M.D. 31 de Janeiro de Manique de Baixo

5 de março | 21h00

Duração 80M’ Sem intervalo

Esta é uma história sobre a hibridez do amor. Um amor palavroso e bem-falante. Um amor cheio de mentiras, manipulação e artimanhas. Um amor egoísta. Um amor à queima-roupa. Também impulsivo e traiçoeiro. Um amor que não vê os meios para atingir os fins… E, no entanto, o amor continua. Escrita em 1732 por Pierre Marivaux, O Triunfo do Amor é uma comédia de enganos, dividida em três actos. Léonide, princesa herdeira de um trono usurpado, pretende renunciar o seu título de poder, para dá-lo ao legítimo príncipe, Agis. 

A ação parte de um jogo frenético de sedução e cumplicidade, despertado pela cegueira do amor, no qual todas as personagens padecem! O Triunfo do Amor, perante a profundidade e a persistência do amor, revela que a verdadeira paixão transcende de artifícios e disfarces.

Autor original Pierre Marivaux

Adaptação Maria João Brilhante

Encenação Henrique Laureano

Coreografia Henrique Laureano

Cenografia Henrique Laureano

Figurinos Beatriz Mestre

Desenho de luz Henrique Laureano

Desenho de som Henrique Laureano

Sonoplastia Henrique Laureano

Assistente de encenação Vicente Miranda

Coordenação de bilheteira Beatriz Mestre

Elenco Camille Keller, Diogo Consciência, Santiago Gomes, Vicente Miranda.

AS MOIRAS

AS MOIRAS M/12

Companhia de Teatro Jovem da S.M.U.P.

 

6 de março | 21h30

Duração 70M’ Sem intervalo

 

A história de quatro mulheres mal fadadas pelas moiras, bichas feias, que nos estragam a vida. Uma comédia hilariante sobre mitologia grega.

Autor original Manuel Jerónimo

Encenação Manuel Jerónimo

Elenco André Amado, Beatriz Pinto, Carina Silva, Carolina Santos, Cecília Lewicki, Estela Gardenal, Inês Amorim, Joana Elyseu, João Santos, Mariana Barrocas, Maria Inês Bernabeu, Maria Palmela, Maria Luísa Varella, Mariana Oliveira, Marta Oliveira, Matilde Caldeira, Salvador Raminhos, Sara Codina, Sara Santos, Sebastian Simas, Tomás Filipe.

 

 

 

 

 

O PRÍNCIPE NABO

O PRÍNCIPE NABO M/6

Teatro Infantil de Carcavelos da S. R. M. de Carcavelos

 

7 de março | 15h00

Duração 45M’ Sem intervalo

 

Ser princesa e poder escolher um príncipe deveria ser uma tarefa fácil. Mas para a Princesa Beatriz, a quem nada nem ninguém satisfaz, é um tremendo aborrecimento, e ainda aproveita para zombar dos pobres pretendentes. Cansado dos caprichos da Princesa, o Rei decide dar-lhe uma boa lição... 

Querem descobrir qual será esta lição que o Rei quer dar? Venham, venham! E assim irão conhecer novas personagens.

 

Autor original Ilse Losa

Adaptação Teatro Infantil de Carcavelos

Encenação Natasha Marjanovic

Coreografia Anton

Cenografia Teatro Infantil de Carcavelos

Figurinos Teatro Infantil de Carcavelos

Desenho de luz Teatro Infantil de Carcavelos

Desenho de som Teatro Infantil de Carcavelos

Sonoplastia Teatro Infantil de Carcavelos

Coordenação de bilheteira Teatro Infantil de Carcavelos

Elenco Alexandre Gunzan, Ana Bento, Ari Aydin, Beatriz Nogueira, Clara Roncon, Filipa Taveira, Gaspar Areias, Glória Mateus, Joana Severino, João Martinho, Laura Marconi, Leonor Rodrigues, Lorin Aydin, Madalena Esteves, Margarida Dias, Maria Velho, Mariana Bento, Mariana Pereira, Mercedes Mota, Tiago Dias. 

 

 

VOO EM SITUAÇÕES LIMITE

VOO EM SITUAÇÕES LIMITE M/12

Grupo Teatral Festiva Enseada

 

7 de março | 21h30

Duração 50M’ Sem intervalo

 

Embarque num voo nada convencional, conduzido por uma comissária de bordo que guia o público por uma série de cenas divertidas, inesperadas e profundamente humanas. “Voo em Situações Limite” transforma o quotidiano em espetáculo, revelando o absurdo escondido nas situações mais banais, desde uma simples refeição num restaurante até o trânsito… na lua.

Ao longo da viagem, personagens caricatos ganham vida: uma mosca que causa caos num restaurante, um arqueiro vaidoso que tenta (sem sucesso) conquistar uma donzela, alienígenas em plena rotina lunar, uma orquestra perdida sem maestro, idosas que se transformam em atletas numa disputa épica no parque, e finalmente um grupo de passageiros que descobre, dentro de um avião, a essência da convivência democrática. 

Através de humor, movimento e fantasia, o espetáculo convida o público a rir das suas próprias experiências, reconhecendo-se nas situações-limite apresentadas em cena. No fim, fica a mensagem: numa viagem ou numa democracia, ninguém segue sozinho, é preciso apertar os cintos, respirar fundo e continuar. Uma viagem poética e bem-humorada pela vida real… ou quase.

Autor original Ana Kerley

Adaptação Espetáculo original

Encenação Alexandre Liuzzi

Coreografia Alexandre Liuzzi e Ana Kerley

Cenografia Graziella Vanzan

Figurinos Alexandre Liuzzi e Ana Kerley

Desenho de luz Alexandre Liuzzi 

Desenho de som Alexandre Liuzzi e Ana Kerley

Preparação vocal Nicole Monteiro

Assistente de encenação Mariana Zanotto

Coordenação de bilheteira Mariana Zanotto

Elenco Alex, Ana Kerley, Bárbara Letro, Beta Bony, Dora Failde, Eli Félix, Francisco Santos, Gabriel Moreira, Isadora Pizza, Lucca Godinho, Manu Padilha, Márcia Kaplun, Maria Dantas, Nina Carreira, Thelma Tarcia, Tina-chan.

A FORTUNA DO PECADO

A FORTUNA DO PECADO M/12

Teatro Amador de Trajouce do G. M. D. 9 de Abril de Trajouce

 

8 de março | 18h00

Duração 45M’ Sem intervalo

Num velório onde ninguém chora por dentro, mas todos gritam contra todos, segredos, amantes e testamentos trocados transformam a despedida do defunto Alfredo numa comédia de vivos — e bem vivos! Entre carpideiras aspirantes a estrelas, um padre distraído e uma viúva dramática, “A Fortuna do Pecado” prova que heranças e pecados nunca morrem… apenas mudam de mãos.

Autor original Jorge Traguedo

Encenação Gustavo Piccirillo

Cenografia Teatro Amador de Trajouce

Figurinos Jorge Traguedo

Desenho de luz Gustavo Piccirillo

Desenho de som Gustavo Piccirillo

Sonoplastia Gustavo Piccirillo

Assistente de encenação Jorge Traguedo

Elenco Ana Isabel Brás (Hermínia), Ana Isabel Freire (Amélia), Aníbal Rosa (Augusto), Bruno Eugénio(Sousa), Cristina Fernandes (Verónica), Fernando Ramos (Irineu), Joaquim Neves (Padre Caricias), Jorge Traguedo (Carlos), Luis Cecílio (Tio Zé), Paula Silva (Zulmira), Paulo Nogueira (Manel João), Sónia Rosa(Laura), Tânia Alves (Mª da Purificação), Tiago Correia (Mário Jorge).

 

 

 

 

DIZ QUE É UMA ESPÉCIE DE REVISTA!

DIZ QUE É UMA ESPÉCIE DE REVISTA! M/6

Grupo de Teatro da Sociedade Musical de Cascais

 

13 de março | 21h30

Duração 105M’ Intervalo 15M’

“Diz que é uma espécie de Revista” é uma celebração bem-humorada da revista à portuguesa, que olha para o teatro… por dentro e por fora. 

Entre rábulas, canções, dança e muita cumplicidade com o público, o espetáculo revela os bastidores, os egos, as fragilidades e as paixões de quem faz teatro, lembrando que, no fim de contas, quem manda é sempre quem está na plateia. Com humor, música e identidade popular, esta é uma revista que não se explica — reconhece-se.

Porque no fim, quando tudo se junta… diz que é uma espécie de Revista!

Autor original Susana Mata Ribeiro

Encenação Susana Mata Ribeiro 

Coreografia Diandra Marques / Pedro Borralho

Cenografia Vitor Mata

Figurinos Inês Mata

Desenho de luz Fayaz

Desenho de som Susana Mata Ribeiro

Assistente de encenação Carolina Vargas

Coordenação de bilheteira Sandra Almeida / Manuela Silva

Elenco Afonso Silva, Ana Margato, Ana Santos, Camila Souza, Carolina Vargas, Gonçalo Ramos, Gustavo Pereira, Inês Borges, Inês Caixa, Inês Vaz, Joana Sanches, Manuel Pinto, Maria Pinto, Mariana Pires, Miguel Ribeiro, Patrícia Jaleca, Raquel Silva, Romão Santos, Rui Rodrigues, Tiago Ribeiro, Tomás Ribeiro, Vicente Silva.

NÃO DIGAS QUE É DA DISNEY!

NÃO DIGAS QUE É DA DISNEY! M/12

Companhia de Teatro Jovem da S.M.U.P.

 

14 de março | 15h00

Duração 70M’ Sem intervalo

 

Uma companhia de Teatro tem um terrível acidente antes da festa de Natal. O encenador não pode participar. Mas decidem não desistir e montam eles mesmo este espetáculo que tem tudo para correr mal! Uma comédia sobre contos de fadas contados de uma forma muito diferente.

Autor original Manuel Jerónimo

Encenação Manuel Jerónimo

Elenco Artur Silva, Beatriz Santos, Carolina Rodrigues, Constança Curião, Daniela Danau, Ema Sestelo, Flor Teixeira, Flora Gardenal, Lucas Bastos, Marta Encarnação, Maria Curião, Sofia Henriques.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FALAR A VERDADE A MENTIR

FALAR A VERDADE A MENTIR M/12

Em Cena do G.R.D. 1º Maio de Tires

 

14 de março | 21h30

Duração 45M’ Sem intervalo

 

Falar a Verdade a Mentir”, de Almeida Garrett, é uma comédia do século XIX que satiriza a hipocrisia da sociedade burguesa. A peça acompanha Duarte, um mentiroso compulsivo que precisa convencer o futuro sogro, Brás Ferreira — homem íntegro e defensor da verdade — de que passou um dia inteiro sem mentir para poder casar com Amália. 

Entre confusões, mentiras que se transformam em verdades e a ajuda inesperada de José Félix e Joaquina, a trama revela o oportunismo e as contradições sociais. Entre risos e reviravoltas, a verdade… será mesmo tão simples?

Autor original Almeida Garrett    

Encenação Alice Costa

Coreografia Alice Costa

Cenografia Alice Costa

Figurinos Coletivos

Desenho de luz Alice Costa

Desenho de som Alice Costa

Sonoplastia Alice Costa

Assistente de encenação Guida Isidoro

Coordenação de bilheteira Maria da Conceição Silva e Lisa Costa

Elenco Beatriz Reis, Carolina Coelho, Júlia Santos, Patrícia da Costa, Rafael Luz, Raquel da Costa, Teresa Constantino.

 

AUTO DA BARCA DO INFERNO

AUTO DA BARCA DO INFERNO M/12

Teatro Musical de Carcavelos da S. R. M. de Carcavelos

 

15 de março | 16h00

Duração 75M’ Sem intervalo

O Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, nos 510 anos da sua encomenda pela Rainha D. Leonor, a Sociedade Recreativa Musical de Carcavelos apresenta sob uma perspetiva musical do "cancioneiro" dos vencedores do Festival RTP da Canção, com Banda e Coros. 

Depois de falecerem, um Fidalgo, um Onzeneiro, um Parvo, um Sapateiro, um Frade, uma Alcoviteira, um Corregedor, um Procurador, um Enforcado e quatro Cavaleiros chegam a um cais e encontram um Anjo e um Diabo que os transportarão ao seu derradeiro destino: o Paraíso ou o Inferno! O que dizem ao Anjo para o convencerem a levá-los para o desejado Paraíso? Como tentam fugir ao Diabo? E o que realmente terão feito em vida para merecem um ou outro destino…?

Autor original Gil Vicente

Adaptação Teatro Musical de Carcavelos

Encenação Tiago Pelote

Coreografia Cristina Matos

Cenografia Vanda Friande e Rita Correia

Figurinos Vanda Friande e Rita Correia

Desenho de luz Teatro Musical de Carcavelos

Desenho de som Teatro Musical de Carcavelos

Sonoplastia Teatro Musical de Carcavelos

Coordenação de bilheteira Teatro Musical de Carcavelos

Elenco Ana Faria, Ana Maite, Ana Tomaz, Beatriz Silva, Carolina Taveira, Elsa Pires, Emma Figueiredo, Filipa Serra, Filipe Dias, Francisco Tarré, Gil Silva, Inês Serra, João Costa, João Lopes, João Semedo, João Silva, Madalena Lima, Maria Alves, Maria Matos, Pedro Gomes, Pedro Mendes, Rita Duarte, Rodrigo Santos. 

ZAMBUJEIRO, RECORDANDO A PRETO E BRANCO

ZAMBUJEIRO, RECORDANDO A PRETO E BRANCO M/6

Grupo Cénico do G. D.  Zambujeiro

 

20 de março | 21h30

Duração 90M’ Sem intervalo

 

Esta peça é inspirada numa época em que o cinema português, a preto e branco, reunia famílias e amigos em serões de confraternização e muito boa disposição! Bons momentos que fosse em casa, no cinema ou nas ruas onde um dono simpático de um café punha a TV na janela e colocava banquinhos na calçada, a verdade é que, podiam faltar pipocas, mas não faltavam gargalhadas, acompanhas com os petiscos e bebidas que se tivesse à mão. 

Assim sendo, procurámos com a nossa peça, relembrar e juntar, alguns dos melhores momentos de três belíssimos filmes portugueses, a saber, Aldeia da Roupa Branca, Maria Papoila e Canção de Lisboa. Um desafio que não foi fácil, pela enorme dificuldade em escolher e juntar, que melhores momentos, visto serem tantos e tão bons! 

Desafio que, partilhamos convosco pois, uma coisa é certa, em cada ensaio, em cada dificuldade, mudança e necessidades de adaptação a várias circunstâncias, o nosso Grupo, manteve-se unido com muita amizade, dedicação, gargalhadas e boa disposição!

Autor original Ana Paula Reis

Adaptação Ana Paula Reis

Encenação Ana Paula Reis

Coreografia Ana Paula Reis

Cenografia Coletivos

Figurinos Beatriz e Ana

Desenho de luz Vasco Baleia

Desenho de som Ana Paula Reis / Luciano e Zé Diogo

Sonoplastia Vasco Baleia

Assistente de encenação Ana Viegas

Coordenação de bilheteira Tânia Soares e Ana Viegas

Elenco Alice Pereira (lavadeira e Alice), Beatriz Baleia (lavadeira e tia), Beatriz Dorropio (lavadeira e Gracinda), Filipe Santos (Sr. Caetano), Graça Filipe (lavadeira e Maria Luz), Isabel Silva (Vasco Leitão), João Paulo (chitas, sapateiro e Chico), João Pereira (Luís, Sr. Gabriel e 29), Luís Paixão (guarda e pica), Liliana Paixão (Maria Papoila e lavadeira), Margarida Rodrigues (lavadeira e tia), Salvador Baleia(Asdrubal).

 

 

 

 

 

 

 

Mais Info