Data
-
Preço

Não aplicável

Texto Web

Descubra os principais Percursos Pedestres e Trilhos da Natureza que pode fazer pelo Parque Natural Sintra-Cascais.

Estes percursos vão de uma dificuldade baixa a média, existindo um difícil, pelo que podem ser na sua maioria percorridos pelo público em geral.

O material que recomendamos será roupa e calçado adequados, chapéu, protetor solar e água.

Normas de Segurança

Deve avaliar o percurso e as informações complementares e verificar se é adequado às suas capacidades físicas.
Em caso de chuva forte, vento, fogo, granizo e/ou queda de neve evite realizar o percurso.
Deve levar sempre um dispositivo móvel carregado e informar alguém para onde se dirige e a que horas pretende regressar.
Se deixar o seu carro no início do percurso não deve deixar nada de valor à vista. A Cascais Ambiente não se responsabiliza por objetos pessoais perdidos, roubados ou danificados.

Regras de Boa Conduta

Siga pelos trilhos sinalizados.
Não apanhe plantas, cogumelos e amostras geológicas e mantenha a distância dos animais.
Cada visitante é responsável pelo seu lixo e detritos produzidos, deposite-os nos locais apropriados.
Feche todos os portões que abrir.
Mantenha os seus animais de estimação sempre sob controlo.
Não faça lume.

Localização
Vários locais
Horário de substituição

Não aplicável

Percursos pedestres

[PR 1 CSC] Rota das Quintas 
Dificuldade:
Média | Tipo de Percurso: Circular  
Km: 13,40 | Tempo estimado: 3h15 | Ganho de elevação: 360m 
Início: 38°45'11.53"N 9°26'56.01"W 

A PR 1 CSC - Rota das Quintas começa na Malveira da Serra, seguindo por trilhos que atravessam a paisagem única da região, parte integrante da Rede Nacional de Áreas Protegidas. Este percurso de aproximadamente 13 km é ideal para a Primavera, quando a vegetação revela todo o seu esplendor. Com cerca de três horas de duração, a caminhada leva os visitantes por formações naturais marcantes e áreas ricas em biodiversidade.
O ponto de partida situa-se numa área moldada por processos erosivos antigos, que transformaram o terreno ao longo de milénios. Ao avançar pelo percurso, surgem pontos de interesse como o Pedra Amarela Campo Base, a Barragem do Rio da Mula e a Quinta do Pisão - Parque Natureza. O trajeto combina história e natureza, mostrando sinais da interação humana desde tempos remotos, enquanto oferece uma experiência autêntica num cenário natural preservado.
A Quinta do Pisão é um local de destaque que merece ser visitado ao longo de todo o ano. Esta garante uma herança natural, cultural e histórica e contempla no seu portefólio atividades para todas as idades.
Descubra mais sobre o percurso AQUI

[PR 2 CSC] Rota do Cabo Raso 
Dificuldade:
Fácil | Tipo de Percurso: Circular  
Km: 13,70 | Tempo estimado: 2h50 | Ganho de elevação: 100m 
Início: 38°43'35.55"N 9°28'5.76"W 
Localizada no Parque Natural de Sintra-Cascais, esta rota convida-o a explorar a localidade da Areia, passando pelos Oitavos e pela Quinta da Marinha até à praia do Guincho onde encontrará uma diversidade impressionante de flora e fauna. O Cabo Raso, por exemplo, é um excelente ponto de observação para aves marinhas, especialmente durante os períodos de migração (março, abril, setembro e outubro). O corvo-marinho-de-crista (Gulosus Aristotelis) nidifica nas arribas, enquanto outras espécies, como o corvo-marinho-de-faces-brancas (Pholocrocorox Corbo), o pato-negro (Melanitto Nigro) e o ganso-patola (Morus Bassanus), formam grandes bandos na Primavera, dando início às suas rotas migratórias.
Não se esqueça de levar os binóculos para aproveitar ao máximo esta experiência!
Descubra mais sobre o percurso AQUI

[PR 3 CSC] Rota das Aldeias 
Dificuldade: Média | Tipo de Percurso: Circular  
Km: 8,80 | Tempo estimado: 2h15 | Ganho de elevação: 280m 
Início: 38°45'11.56"N 9°26'58.63"W 
A Rota das Aldeias tem início na Malveira da Serra e segue pela aldeia das Almuinhas Velhas até chegar ao ponto mais alto dos quase 9 km do percurso: o miradouro do Cabeço do Vento. Segue depois por trilhos que atravessam a paisagem única da região, parte integrante do Parque Natural Sintra-Cascais, rodeados por vegetação típica da região, como o medronheiro (Arbutus unedo), o sobreiro (Quercus suber) e o pinheiro-manso (Pinus pinea). O caminho oferece a oportunidade de avistar espécies como a raposa-vermelha (Vulpes vulpes), o sardão (Timon lepidus) e várias aves de rapina. O caminho segue depois até a aldeia de Janes, regressando por fim a Malveira da Serra.
Descubra mais sobre o percurso AQUI

[PR 4 CSC] Rota do Litoral do Guincho 
Dificuldade: Média | Tipo de Percurso: Circular  
Km: 9,80 | Tempo estimado: 2h30 | Ganho de elevação: 295m 
Início: 38°44'24.67"N 9°28'19.02"W 
Situada no Parque Natural de Sintra-Cascais, esta rota destaca­ se pela sua costa impressionante, tendo a Serra como pano de fundo. O percurso inicia-se junto ao Forte do Abano e leva-o até às aldeias da Charneca, Alcorvim, Janes, Malveira da Serra e Almuinhas Velhas onde volta para o litoral e regressa ao ponto de partida.
Entre os vários animais da área destaca-se o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus algirus), a raposa-vermelha (Vulpes vulpes), a doninha (Mustela) e o sardão (Timon lepidus). Com recurso a binóculos, olhe para o céu e tente avistar espécies como o peneireiro-comum (Falco tinnunculus), a coruja-das-torres (Tyto alba), a coruja-do-mato (Strix aluco), a águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) e a rola-do-mar (Arenaria interpres).
As condições da região favorecem o crescimento de diversas plantas mediterrânicas com propriedades medicinais e aromáticas, como a hortelã (mentha spicata), a chicória (Cichorium intybus), o funcho (Foeniculum vulgare), os orégãos (Origanum vulgare), a madressilva (Lonicera japónica), o hipérico (Hypericum perforatum) e o alecrim (Salvia rosmarinus).
Descubra mais sobre o percurso AQUI

[PR 5 CSC] Rota da Ribeira das Vinhas 
Dificuldade: Fácil | Tipo de Percurso: Linear  
Km: 8 | Tempo estimado: 2h00 | Ganho de elevação: 80m 
Início: 38°42'14.94"N 9°25'27.62"W 
Descubra a Rota da Ribeira das Vinhas, um percurso único com cerca de 8 km que liga a vila de Cascais ao Parque Natural Sintra-Cascais, percorrendo a Ribeira das Vinhas e o vale adjacente. O percurso foi desde sempre usado pelo Homem para aceder à serra de Sintra, seja pelo declive mais suave, como pela possibilidade de usar a força da água na moagem com as azenhas, ou pisoar os tecidos com os pisões. Cada parte do território tinha uma função e um nome, ribeira das Vinhas, do Marmeleiro, Pisão e da Mula, que se mantiveram até aos dias de hoje representando a memória coletiva de Cascais e a sua ligação à serra.
Requalificado como um dos principais corredores ecológicos de Cascais, o percurso promove a biodiversidade e o crescimento da vegetação autóctone. Ideal para caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta, o percurso combina mobilidade sustentável, lazer e desporto.
Descubra mais sobre o percurso AQUI

[PR 14 CSC-SNT] Rota do Ocidente 
Dificuldade: Difícil | Tipo de Percurso: Circular  
Km: 24,50 | Tempo estimado: 6h30 | Ganho de elevação: 900m 
Início: 38°44'24.67"N 9°28'19.02"W 
O percurso começa no Forte do Abano, seguindo em direção à Serra e passando pelas aldeias de Figueira do Guincho e Biscaia. A subida leva ao ponto mais alto, na Peninha, onde é possível admirar uma vista ampla sobre o Parque Natural Sintra-Cascais e a sua envolvente. Na descida, o percurso passa pela Quinta do Pisão – Parque de Natureza, continuando pelas aldeias de Janes, Malveira da Serra e Almuinhas Velhas até ao litoral, regressando depois ao Forte do Abano. 
Este itinerário atravessa uma área rica em habitats naturais, com um património geológico, florístico e faunístico diversificado. Pelo caminho, encontram-se plantas como o alecrim e os orégãos, bem como aves como o falcão-peregrino e o peneireiro-comum, que podem ser avistadas nas zonas mais altas. 

Descubra mais sobre o percurso AQUI

Trilhos do Litoral

[TN 1] Trilho do Abano
Dificuldade: Média | Tipo de percurso: Circular
Km: 3,80 | Tempo estimado: 60 minutos | Início: 38°44'26.93"N 9°28'19.59"W
Trilho a céu aberto
O Trilho do Abano percorre a faixa costeira, numa área marcada por fenómenos geológicos distintos, situados na transição entre calcários e basaltos. O terreno é ligeiramente inclinado, proporcionando um trajeto agradável com vistas tanto para a serra quanto para o mar.
Descubra mais sobre o trilho 
AQUI.

Trilhos de montanha

[TN 4] Trilho da Peninha
Dificuldade: Fácil | Tipo de percurso: Circular
Km: 2,40 | Tempo estimado: 40 minutos | Início: 38°46'8.86"N 9°27'31.38"W
Trilho a céu aberto
Este trilho começa no estacionamento da Peninha e segue por caminhos com algum desnível. Ao longo do percurso, é possível apreciar vistas amplas sobre o concelho de Cascais e o oceano. Aqui é possível encontrar cavalos Garranos, uma raça nativa em Portugal e que desempenha um papel fundamental na manutenção da paisagem.
Descubra mais sobre o trilho AQUI


[TN 5] Trilho dos Píncaros
Dificuldade: Média | Tipo de percurso: Circular
Km: 3,90 | Tempo estimado: 60 minutos | Início: 38°46'8.86"N 9°27'31.38"W 
Trilho misto
O Trilho dos Píncaros começa no estacionamento da Peninha e segue por caminhos com algum desnível, passando da vegetação baixa para áreas com árvores mais abrigadas dos ventos marítimos. Ao longo do trajeto, é possível apreciar uma vista panorâmica sobre o concelho de Cascais, embora o local frequentemente esteja envolto em neblina, especialmente ao entardecer.
Descubra mais sobre o trilho  AQUI


[TN 6] Trilho da Tapada da Roçada
Dificuldade: Média | Tipo de percurso: Circular
Km: 3,50 | Tempo estimado: 60 minutos | Início: 38°45'44.05"N 9°26'51.00"W 
Trilho a céu aberto
O trilho da Tapada da Roçada tem início no sopé da Serra e desenvolve-se de forma circular para cotas mais altas passando junto ao miradouro natural do Cabeço do Vento, com vista para o oceano Atlântico. São trilhos suaves com inclinação moderada, em zona predominantemente florestal.
Descubra mais sobre o trilho AQUI


[TN 12] Trilho do Alto do Mato
Dificuldade: Fácil | Tipo de percurso: Circular
Km: 2,10 | Tempo estimado: 40 minutos | Início: 38°45'13.60"N 9°25'41.97"W
Trilho misto
O Trilho do Alto do Mato atravessa o interior da Quinta do Pisão - Parque de Natureza, numa área de transição entre formações calcárias, com o Forno da Cal de Porto Côvo como ponto de interesse. O percurso segue ao longo de um vale encaixado, oferecendo uma paisagem típica de mato e bosque.
Descubra mais sobre o trilho AQUI


[TN 15] Trilho do Pisão
Dificuldade: Fácil | Tipo de percurso: Circular
Km: 3,40 | Tempo estimado: 50 minutos | Início: 38°45'17.37"N 9°25'25.21"W
Trilho misto
O Trilho do Pisão atravessa uma paisagem variada, que inclui floresta, mato e pastagens, onde é possível observar Burros de Miranda, cavalos Sorraia e outras espécies nativas de Portugal. O percurso também passa por vários pontos de interesse, como a ermida de Porto Côvo, a horta biológica e o estábulo do Refilão.
Descubra mais sobre o trilho AQUI

Trilhos de floresta

[TN 7] Trilho das Fontaínhas
Dificuldade: Fácil | Tipo de percurso: Circular
Km: 2,30 | Tempo estimado: 40 minutos | Início: 38°45'44.05"N 9°26'51.00"W 
Trilho misto
O Trilho das Fontainhas é um percurso circular que se estende por propriedades rurais a norte da Malveira da Serra, atravessando também uma área florestal. Parte do trajeto segue o leito da ribeira da Foz do Guincho ao longo de um vale encaixado, proporcionando uma excelente oportunidade para observar a avifauna local.
Descubra mais sobre o trilhoAQUI


[TN 8] Trilho da Tapada da Urzeira
Dificuldade: Fácil | Tipo de percurso: Circular
Km: 1,90 | Tempo estimado: 30 minutos | Início: 38°45'54.32"N 9°26'35.45"W 
Trilho à sombra
Este trilho percorre uma zona florestal dominada por árvores de copa alta que proporcionam sombra e favorecem o crescimento de espécies como os fetos. O terreno é de declive suave e situa-se numa área de transição entre formações de basalto e granito.
Descubra mais sobre o trilho AQUI


[TN 9] Trilho da Pedra Amarela
Dificuldade: Média | Tipo de percurso: Circular
Km: 1,50 | Tempo estimado: 30 minutos | Início: 38°46'00.9"N 9°26'13.5"W
Trilho misto
O Trilho da Pedra Amarela percorre trilhos florestais, situados predominantemente em terrenos de granito. O percurso é marcado por declives acentuados, que conduzem até um miradouro junto à Torre de Vigia, um dos pontos mais altos do lado oeste da Serra, oferecendo uma vista panorâmica sobre a Serra e o oceano Atlântico.
Descubra mais sobre o trilho AQUI


[TN 10] Trilho do Cabeço da Raposa
Dificuldade: Fácil | Tipo de percurso: Circular
Km: 2,20 | Tempo estimado: 35 minutos | Início: 38°45'31.79"N 9°25'42.11"W
Trilho à sombra
O Trilho do Cabeço da Raposa desenvolve-se ao longo de trilhos florestais e apresenta declives suaves a moderados. Poderá observar junto ao espelho de água do Barão de Beck, a presença de anfíbios, como a salamandra-de-pintas-amarelas, ou identificar o som dos gaios por entre as árvores.
Descubra mais sobre o trilho AQUI.  


[TN 11] Trilho de Vale de Cavalos
Dificuldade: Fácil | Tipo de percurso: Circular
Km: 2,40 | Tempo estimado: 35 minutos | Início: 38°45'13.9"N 9°25'42.4"W
Trilho à sombra
O Trilho de Vale de Cavalos segue por trilhos florestais de declive suave e caminhos estreitos. O trajeto atravessa afloramentos de granito, arredondado devido à exposição aos elementos naturais, conhecidos por Caos de Blocos.
Descubra mais sobre o trilhoAQUI


[TN 13] Trilho da Ribeira da Mula
Dificuldade: Fácil | Tipo de percurso: Circular
Km: 2,00 | Tempo estimado: 35 minutos | Início: 38°45'49.01"N 9°25'21.22"W
Trilho à sombra
O Trilho do Ribeiro da Mula inicia-se junto à Barragem do Rio da Mula e desenvolve-se ao longo de trilhos florestais na encosta oeste do vale. Na primeira parte do trilho, o espelho de água acompanha a subida até entrar no silêncio da floresta de pinheiros-bravos.
Descubra mais sobre o trilhoAQUI


[TN 14] Trilho do Marmeleiro
Dificuldade: Fácil | Tipo de percurso: Circular 
Km: 3,90 | Tempo estimado: 60 minutos | Início: 38°43'50.37"N 9°26'1.50"W 
Trilho misto
O trilho tem início no Parque das Penhas do Marmeleiro e segue até o Pisão de Baixo, acompanhando a ribeira do Marmeleiro ao longo do Vale Travesso. O percurso atravessa um bosque, onde predominam vários tipos de calcário. Durante o percurso, é possível avistar o veado-vermelho ibérico e os cavalos Sorraia.
Descubra mais sobre o trilhoAQUI

Feed | Mostrar no site
Cascais Ambiente