Première 30, exposição coletiva
A Vila das Artes do Estoril conta com um novo polo cultural. A partir de julho de 2025, o Centro de Congressos do Estoril passa a Centro de Cultura e de Congressos do Estoril (CCCE).
A 10 de julho, a inauguração da exposição Première 30 marca o início das atividades culturais do antigo Centro de Congressos do Estoril, agora rebatizado como Centro de Cultura e de Congressos do Estoril (CCCE). A nova designação reflete o reposicionamento promovido pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D. Luís I, com o objetivo de ampliar as valências do espaço dedicando-o igualmente à promoção e valorização das artes visuais e performativas no concelho.
A colaboração entre a Cascais Dinâmica, a CMC e a Fundação D. Luís I na gestão do novo CCCE permitirá apresentar uma programação cultural regular e diversificada que abrange exposições, espetáculos de dança, teatro, música, cinema e simpósios, a exemplo do que já acontece nos outros equipamentos do Bairro dos Museus e da Vila das Artes.
Première 30, a exposição escolhida para o arranque das atividades, reúne obras de 17 jovens artistas emergentes de Portugal e França. A mostra está integrada no programa Première, criado há 30 anos pelo Centre d’Art Contemporain – Meymac (França), que visa promover internacionalmente novas vozes nas artes visuais, um propósito que converge com a missão da Fundação D. Luís I.
A curadoria é da responsabilidade de Caroline Bissière e Jean-Paul Blanchet, do Centre d’Art Contemporain – Meymac, e Luísa Soares de Oliveira, historiadora e crítica de arte portuguesa.
Saiba mais sobre Première 30
Mais informações: 214 815 660 | geral@fdl.pt
Organização: A Fundação D. Luís I | Câmara Municipal de Cascais | Vila das Artes