Parque Natural Sintra-Cascais

Morada[ + info ]
NomeParque Natural Sintra-CascaisMorada

Estrada da Serra
Malveira da Serra

FreguesiaAlcabidecheGeolocalização38.760912,-9.443759 (abrir mapa)

Estrada da Serra
Malveira da Serra

Preço

Não aplicável

Descrição

A Serra de Sintra e a sua orla marítima constituem uma zona de grande interesse ecológico e cultural, devido às suas características geomorfológicas, florísticas e paisagísticas.

A Serra representa o elemento estrutural mais importante de uma região em cujo o litoral se destacam o promontório de abrasão do Cabo Raso com a área da atividade dunar do Pinhal da Marinha, o litoral de arriba baixa que vai da Cidadela à Ponta Alta, as arribas do Cabo da Roca, local com endemismos florísticos e interesse faunístico, e o litoral calcário de arribas altas que se estende do Cabo da Roca à foz do Falcão (já no concelho de Sintra).

Criado em Criado em 1994 enquanto Parque Natural, pelo Decreto-lei n.º 8/94 de 11 de março, o Parque Natural Sintra-Cascais tem 14,583 hectares e abriga mais de 200 espécies de vertebrados:  33 de mamíferos, mais de 160 de aves, 12 de anfíbios, 20 de répteis e 9 de peixes de água doce.

A maior parte do património natural de Cascais situa-se na zona poente do concelho e insere-se no Parque Natural de Sintra-Cascais (PNS-C).

Mais informações em ambiente.cascais.pt

Mais Info