"Abraçar o Infinito", de Bettina Vaz Guimarães

Data
a
Horário[ ver detalhe ]
Terça a domingo, das 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h40)
Segunda: Encerrado
Local[ + info ]
NomeCentro Cultural de CascaisMorada

Av. Rei Humberto II de Itália
2750-800 Cascais

FreguesiaCascais e EstorilGeolocalização38.694162,-9.421404 (abrir mapa)
Centro Cultural de Cascais
Preço

5 euros | Bilhete Normal

comprar
Descrição

A artista brasileira Bettina Vaz Guimarães vive e trabalha entre São Paulo e Lisboa. A sua produção artística abrange a pintura, o desenho, as instalações e as obras site-specific.

No conjunto de pinturas que apresenta em Cascais, a artista dá continuidade à sua pesquisa pictórica, onde a cor e a forma são os elementos primordiais. Nas 280 pinturas que compõem a exposição, especialmente pensada para o espaço da antiga Capela do Fundador do Convento de N. Srª. da Piedade dos Carmelitas Descalços, a artista explora uma nova paleta de cores inspirada nas ruas de Lisboa. Foram as formas, a arquitetura, a paisagem, as cores e a luminosidade, as cenas do quotidiano desta cidade que definiriam por onde seguiria sua pintura.

Todas as 280 obras (24x32cm, cada) foram realizadas em tinta acrílica sobre papel, grafite e lápis de cor e fazem parte da série “Elementos (2018 – 2024)”. Dispostas lado a lado na Capela do Centro Cultural de Cascais, as pinturas constroem uma intensa amostra do universo cromático da artista. Apresentados desta forma, revelam também a inter-relação que existe entre as obras. A artista trabalhou em várias pinturas simultaneamente permitindo que uma imagem influenciasse a outra, refletindo a complexidade do mundo atual.

“Nesta exposição quero que o visitante mergulhe no meu universo com infinitas soluções, são muitas pinturas e pode sentir-se confuso e submerso. Entre no meu universo e deixe-se envolver. Respire com calma, olhe com atenção, escolha 3 obras que você gostou, saia da sala, retorne e escolha mais 2. Esta exposição é para olhar, olhar os detalhes. Cada vez notará mais pormenores”, afirma a artista numa nota aos visitantes.

A mostra acontece numa iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

Saiba mais: AQUI

Mais informações: 214 815 660 | geral@fdl.pt
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I | Bairro dos Museus

Mais Info