DINIS COSTA - Concerto de Homenagem no Auditório do Centro Cultural de Cascais
O coletivo que agora homenageia Dinis Costa, formou-se espontaneamente na sequência do seu recente falecimento aos 28 anos. A sua música, apesar de melódica e harmonicamente sofisticada, mantém a beleza, a acessibilidade e a empatia que conseguem uma rara comunicação e proximidade com o público, transportando-nos sempre para o conforto da paisagem quente do sul.
Este coletivo recria temas do recente registo Sons à Porta, um trabalho que remete para as raízes familiares de Dinis Costa, na cidade de Lagos. Para além do conjunto extenso e diverso de experiências que vivenciou, o sul está impresso na sua sonoridade, ora sentimental e melancólica, ora soalheira e resplandecente, demonstrando uma identidade muito própria e claramente perceptível.
Reunindo as tradições clássicas e jazzísticas à multiplicidade das influências contemporâneas, a espontaneidade da sua criação resulta em poesia sonora, onde o lirismo e a sensibilidade contracenam com o prazer da descoberta, expondo o poder hipnotizante da sua música para suspender o tempo, enquanto dura.
Organização: Pedro Costa | Apoio: Câmara Municipal de Cascais e Fundação Dom Luís I
Dinis Costa teve acesso a uma formação abrangente, incluindo clássica (Trinity), jazz (Big Band Júnior, HotClub, Escola Superior de Música de Lisboa) e outras músicas do mundo.
Construiu uma carreira rica de experiências, compondo e apresentando-se em colectivo e a solo, produzindo arranjos e dirigindo big-band, abrindo jam- sessions, envolvendo-se em parcerias sempre produtivas: Dinis Costa Trio, Quarteto MIGA, João Fragoso Quarteto e Sexteto, Orquestra Ligeira de Lagos, Mistura Fina, LD Miguel Group, Diego Alonso Alvarez Kambala Quartet, They Must Be Crazy, Raynald Cólom, Joydan, Vloom, Joe Mook, Gamaleão, Philip Stones Experience, Marta Rodrigues, Ana Gomes, Carlos Borges, Swingtet, etc.
Lana Gasparotti (piano, synths), João Fragoso (guitarra elétrica), Bernardo Tinoco (saxofone tenor), Ricardo Jesus (saxofone alto), João Segurado (contrabaixo), Sebastião Bergmann (bateria).
Estes são alguns dos excelentes músicos que se cruzaram com Dinis Costa em múltiplas circunstâncias ao longo das suas carreiras, partilharam palcos, influenciaram-se mutuamente na construção das suas identidades e na atitude perante a criação musical. São profundos conhecedores do pensamento musical de Dinis Costa e querem homenageá-lo partilhando connosco o seu amor pelo músico e pela sua obra.
