Exposição "Destino Costa do Sol | Quem nos visitou durante a II Guerra Mundial"
Nesta exposição apresentar-se-á a história de algumas personalidades que passaram por Cascais durante a Segunda Guerra Mundial, tendo por base a investigação em curso acerca dos boletins de alojamento de hóspedes que se preservam no Arquivo Histórico Municipal. As figuras que se evocam nesta exposição traduzem a multiplicidade de histórias que se cruzaram na Costa do Sol num dos momentos mais dramáticos da história da Humanidade.
Devido à posição de neutralidade que assumiu durante a Segunda Guerra Mundial, Portugal tornou-se num porto de abrigo para todos os que fugiam à ocupação nazi, sobretudo depois da capitulação da França, em junho de 1940. Ainda que o nosso país já fosse procurado como destino para férias e negócios, desde então, judeus e opositores ao nazismo deslocaram-se massivamente até Portugal, razão pela qual Cascais, mas sobretudo o Estoril, viriam a acolher um elevado número de hóspedes forçados, que aqui aguardavam em segurança pelos documentos que lhes permitiriam fugir de uma Europa em guerra.
A exposição decorre dentro da programação da Semana do Município.
Mais informações: 214 815 591 / 214 815 239 (chamada para a rede fixa nacional) | Dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Organização: Câmara Municipal de Cascais
ODS: 11