"Vasos Comunicantes", de Catarina Pinto Leite

Data
a
Horário[ ver detalhe ]
Terça a domingo, das 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h40)
Segunda: Encerrado
Local[ + info ]
NomeCentro Cultural de CascaisMorada

Av. Rei Humberto II de Itália
2750-800 Cascais

FreguesiaCascais e EstorilGeolocalização38.694162,-9.421404 (abrir mapa)
Centro Cultural de Cascais
Preço

5 euros | Bilhete Normal
Descontos | Bilhética do Bairro dos Museus

comprar
Descrição

A natureza habita em mim ou sou eu que habito a natureza?”, questiona-se a artista Catarina Pinto Leite (Lisboa, 1963). Em “Vasos Comunicantes”, a sua nova exposição de pinturas sobre tela e papel, patente no Centro Cultural de Cascais a partir de 5 de julho de 2024, a pintora revisita a natureza dos seus lugares: onde cresceu, onde viveu e onde experienciou relações profundas.

A importância da natureza e das memórias que perduram no tempo é tema que delineia a exposição. Para Catarina Pinto Leite, a natureza é uma fonte infinita de inspiração e aprendizagem. Na sua obra pictórica, explora a questão da paisagem, exterior e interior, intercetando-a com as suas próprias experiências.

É assim que as suas memórias de uma viagem à Toscana e a obra de Emily Dickinson que leu na altura, especialmente os poemas em que a autora norte-americana versa sobre flores, reunidas em “Herbarium” – um livro sobre a sua coleção de plantas – estão na base da série de trabalhos que agora expõe em Cascais. Há ainda ecos da pintura de Mark Rothko e de Nicolas de Staël, e da tradição dos herbários, como o de Dickinson ou o de Lourdes Castro, e das naturezas-mortas. São pinturas de grande formato, quase exclusivamente em tonalidades de verde, que evocam o reino vegetal. Além da tinta, a artista também manipula folhas de papel rasgadas que depois são aplicadas sobre o suporte para formar a composição.

Luísa Soares de Oliveira, curadora da mostra, observa que os “vasos comunicantes” de Catarina Pinto Leite, “comunicam com a história; a história pessoal, em primeiro lugar, feita de memórias de territórios, passagens, percursos, histórias, leituras, imagens, autores; e a história coletiva da pintura e do desenho, na medida em que, como é norma na nossa contemporaneidade, se apropriam de géneros e de obras passadas para os atualizar no tempo presente”.

Catarina Pinto Leite começou o seu percurso artístico em 1990, com um curso de Pintura Decorativa com a Professora Joana Valdez durante dois anos, enquanto trabalhava como restauradora de pintura na Oficina de Conservação e Restauro (OCRE). A seguir, cursou Desenho e História da Arte na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa (1991 e 1994) e Pintura na Arte Ilimitada sob a orientação de Filipe Rocha da Silva. Foi professora de Artes Plásticas durante seis anos num colégio em Lisboa e desde 1996 expõe individual e coletivamente em diversos espaços. A sua obra está representada em coleções públicas e privadas.

Saiba mais sobre "Vasos Comunicantes", de Catarina Pinto Leite: AQUI

Mais informações: 214 815 660 | geral@fdl.pt
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I | Bairro dos Museus

Mais Info