O Segredo de Outros Naufrágios - Arqueologia Subaquática Viva

Data
Local[ + info ]
NomeMuseu do Mar - Rei D. CarlosMorada

Rua Júlio Pereira de Mello
2750-319 Cascais

FreguesiaCascais e EstorilGeolocalização38.695245,-9.423179 (abrir mapa)
Museu do Mar - Rei D. Carlos
Preço

Gratuito, mediante inscrição prévia.

Descrição

Uma experiência participativa inspirada na arqueologia subaquática e na longa história de naufrágios da costa de Cascais. 

A partir de objetos, mercadorias e pistas materiais, o público é convidado a reconstruir a história de uma nau da Carreira da Índia e a descobrir como os arqueólogos distinguem evidência, interpretação e imaginário marítimo.

A atividade desenvolve-se como uma investigação. Uma coleção de materiais relacionados com viagens marítimas dos séculos XVI e XVII desencadeia perguntas: de onde vieram? Pertenceram ao mesmo navio? O que pode realmente ser demonstrado? 

O caso da nau Nossa Senhora dos Mártires, naufragada em 1606 junto de São Julião da Barra, serve de referência para explorar a Carreira da Índia, as mercadorias transportadas, os riscos da navegação e o trabalho da arqueologia subaquática.

Aproximadamente 50-60 minutos, com adaptação ao ritmo, idade e participação do grupo.

Gratuito, mediante inscrição prévia.

Informações e inscrições: 214 815 954 / 214 815 950 (chamada para a rede fixa nacional); museumar@cm-cascais.pt 
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Floresta do Invisível

ODS: 14 (Proteger a Vida Marinha)

Mais Info