12º edição Artemar Estoril 2025, por Nuno Sousa Vieira, Evy Jokhova e Francisco Figueiredo Lopes
A exposição Artemar regressa ao Passeio Marítimo do Estoril, junto ao Oceano Atlântico, para usufruto de diversos públicos, com escultura e instalação contemporâneas, sob os processos criativos de Nuno Sousa Vieira, Evy Jokhova e Francisco Figueiredo Lopes, artistas convidados para a 12ª edição de um evento único e diferenciador na forma de apresentar a arte em Portugal.
A organização é da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação D. Luís I e a curadoria de Luísa Soares de Oliveira.
O escultor Nuno Sousa Vieira criou “Vai”, um processo de corte e assemblagem de módulos de madeira, que convoca a rotação da elipse, abrindo um espaço no seu interior que cita não apenas a abertura da lente no momento da fotografia, como o próprio processo de olhar para o distante horizonte.
Evy Jokhova apresenta-nos “Os Adoradores do Sol”, são três mastros de três metros unidos na base com um elemento têxtil tingido, que se enrola entre os mastros e tem elementos em forma de mão nos lados.
Francisco Figueiredo Lopes leva ao passeio Marítimo do Estoril “Make It Burn, Then Hold”, fixando uma garra metálica num estado de tensão contínua. Não há início nem fim, apenas o prolongamento de um gesto que se repete até se tornar estrutura.
Saiba mais sobre a exposição, os artistas e as obras da artemar 2025 aqui: AQUI
Inscrições: Fundação D. Luís I: 214 815 660 | geral@fdl.pt
Mais informação: Fundação D. Luís I: 214 815 660 | geral@fdl.pt
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís