Paixão Universal - Arte Africana, na Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais

Date
to
Schedule[ see detail ]
Terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00  (última entrada às 17h40)
Segunda: Encerrado
Local[ + info ]
NamePalácio da Cidadela de CascaisAddress

Cidadela de Cascais
Av. D. Carlos I
2750-642 Cascais

ParishCascais e EstorilGeolocation38.694052,-9.419158 (open map)
Palácio da Cidadela de Cascais
Price

5 euros - Bilhete Normal
Descontos AQUI

Description

A Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais apresenta "Paixão Universal - Arte Africana", uma mostra que reúne mais de três décadas de colecionismo dedicado à arte do continente africano. 

A exposição oferece ao público uma oportunidade única de descobrir a força expressiva, a diversidade estética e a relevância histórica da criação artística africana no diálogo com o mundo contemporâneo.

Organizada pela Fundação D. Luís I, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, "Paixão Universal - Arte Africana" centra-se nas expressões artísticas dos povos da faixa equatorial e tropical africana, do Atlântico ao Índico, reunindo obras provenientes de países como Angola, República Democrática do Congo, Camarões, Gabão, Mali, Guiné Equatorial, Nigéria, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Angola, Costa do Marfim e Serra Leoa.

Entre as obras em evidência encontram-se uma escultura em bronze da Rainha-Mãe Mandouh, do povo Bamoun (Camarões); figuras Ikenga e Alusi dos Igbo (Nigéria); refinadas esculturas Baulé, reconhecíveis pela sua pátina metálica (Costa do Marfim); uma escultura de Chibinda Ilunga, o guerreiro heroi na tradição dos Tchokwe (Angola e RDC); a escultura-sarcófago Nkundu Nkundu (Congo); e um poderoso fetiche do povo Songye (RDC). A mostra inclui ainda máscaras de diversas etnias, como Yoruba (Nigéria e Benim), Kwele (Gabão e Congo), Pende (RDC) e Kota (Gabão), utilizadas em cerimónias sociais, rituais de fertilidade, iniciações e celebrações agrícolas.

Nas palavras do colecionador Guillermo O. Martínez Castro, que empresta as obras para a exposição: “Estas peças fazem parte de uma arte ancestral e autêntica, que preserva a identidade e os valores das sociedades africanas. No seu contexto, continuam a transmitir conhecimentos históricos, culturais e artísticos, deixando a sua marca e influência na própria arte contemporânea.”

Informação sobre "Assalto ao Palácio de Verão" no site da Fundação D. Luis I AQUI
Mais informações: 214 815 660 | geral@fdl.pt 
Organização: Fundação D. Luís I | Câmara Municipal de Cascais | Bairro dos Museus 

More Info